PROFESSOR

minha grande paixão profissional

Um pouco sobre mim...

Sou nascido no Rio de Janeiro, mas vivo em Curitiba há 13 anos.

Sou casado com a Marcelle, pai da Helena e da Maria Alice, de 7 e 3 anos

Sou torcedor do Flamengo, jogador de tênis amador (quando não chove!) e cozinheiro amador. Gosto de acordar cedo para ver o nascer do sol e curtir o silêncio da casa (quem têm filhos pequenos provavelmente vai me entender melhor. rsrsrs...). Adoro viajar.

Fiz graduação em direito na UFRJ, a querida Faculdade Nacional de Direito - FND, e me formei em 2005. Optei pelo caminho dos concursos públicos e fiz provas em vários estados para diferentes carreiras. Estudei muito e deixei o destino me ajudar a decidir.

Fui aprovado na Defensoria Pública do Espírito Santo em 2006. Morei em Vitória, trabalhei na Serra, cidade da região metropolitana. Foram dois anos atuando basicamente com Juizado da Infância e da Juventude e varas criminais. Foi um aprendizado pessoal e profissional incríveis. Pessoal, porque pude amadurecer e me tornar alguém mais consciente dos flagelos da sociedade e da importância de um Estado que dê oportunidades. Profissional, porque meu dia a dia era fazer audiências (até 10 por dia!), uma experiência prática fundamental na vida de um advogado. Foi com essa experiência que uma porta também se abriu para mim profissionalmente, a de escrever livros para concursos. Recebi meu primeiro convite para escrever justamente a partir do trabalho nos Juizados da Infância. Meus livros para concurso são publicados pela Editora Juspodivm e você encontra mais detalhes sobre isso aqui na página.


A experiência na Defensoria Pública foi muito marcante, mas segui buscando novos caminhos na carreira pública. Em 2008, fui aprovado no concurso da Procuradoria Geral do Estado do Paraná (PGE-PR). Mudei do sol de Vitória para o frio e a chuva de Curitiba. Não foi uma adaptação fácil para um carioca, mas lá se vão 13 anos. E nada como o remédio do tempo... eu hoje adoro viver em Curitiba, gosto do clima mais frio, gosto de olhar a chuva caindo na janela. Sim, ainda vou atrás do sol e da praia nas férias, mas posso dizer que amo Curitiba do jeitinho que ela é! Ah sim, eu 'importei' a minha esposa. Marcelle e eu éramos da mesma turma na faculdade, mas ela seguiu o caminho da advocacia privada. Quando me estabeleci em Curitiba, ela topou o desafio de mudar para cá.


Quando passei na PGE-PR, decidi me 'aposentar' da vida de concurseiro. Era hora de buscar novos desafios profissionais. Queria escrever novos livros para concurso, fazer pós-graduação, aprender e explorar novos caminhos. Além disso, a Procuradoria proporciona um leque de atuações muito amplo. Trabalhei na advocacia contenciosa, com suas inúmeras petições, audiências e sustentações orais, e também na advocacia consultiva, seja no gabinete do Procurador-Geral, seja dentro de Secretarias. Aliás, o tempo que passei na Secretaria de Estado da Educação foi sem dúvida um dos mais marcantes.


Fiz pós-graduação em processo civil no Instituto Bacellar, ao lado de um grupo de colegas da carreira, com bolsa concedida pela PGE-PR, que apoio esse meu primeiro passo de aperfeiçoamento profissional.


Meu passo seguinte foi o mestrado. Marcelle e eu fizemos mais esse passo juntos. Fomos aprovados no LL.M. da Universidade de Turim, Itália, e no mestrado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.


O LL.M. foi em International Trade Law: contracts and dispute resolution. Foi uma experiência muito marante, tanto pelo aprendizado, quanto pela oportunidade cultural de morar em outro país. Do ponto de vista acadêmico, o LL.M. foi um grande divisor de águas, porque abriu meus olhos para temas que não pesquisa antes - principalmente contratos internacionais e arbitragem.


O mestrado na PUCPR me trouxe a terceira perna do meu tripé acadêmico, a análise econômica do direito (AED). Minha orientadora no mestrado foi a brilhante professora Marcia Carla Ribeiro, a quem sou grato por tanto aprendizado e também pelas portas que me abriu no mundo acadêmico. Referência nacional no tema, a orientação da professora Marcia Carla me trouxe um novo referencial de pesquisa, a interação entre direito e economia.


Quando retornei da Itália, estava interessado em pesquisar mais sobre arbitragem e fui apresentado à equipe de arbitragem da PUCPR, à época captaneada pelos professores Carlos Pianovski e Helena Coelho. Eles me acolheram como um dos treinadores da equipe. Desde 2013 sou treinador e hoje coordenador da equipe de arbitragem da PUCPR. A experiência é muito gratificante, e não é simplesmente pelo resultado dos alunos nas competições. O trabalho na equipe é um grande aprendizado para formação profissional dos estudantes. São muitas as competências que trabalhamos em cada ciclo de competição. Os estudantes desenvolvem enorme capacidade de pesquisa, trabalho em equipe, resiliência, oratória. Ao final de cada ciclo, entregamos jovens mais preparados para o mercado de trabalho.


Em 2017, ingressei como professor da graduação da PUCPR. Foi uma grande conquista, porque o concurso público contou com mais de 20 participantes, muitos dos quais com titulações superiores e mais tempo de vida acadêmica. Ainda lembro da aula prática que serviu de avaliação, em que falei de Maquiavel. Desde então tenho lecionado diferentes disciplinas, com mais destaque para arbitragem, direito empresarial, direito econômico e direito internacional.


Em 2018, assumi a função de coordenação do curso de pós-graduação lato sensu em Processo Civil, Mediação e Arbitragem - Pós-PCMA, ao lado da professora Helena Coelho, parceira em diversas frentes acadêmicas.


Em 2020 e 2021, deixei essa função para assumir a Coordenação de Educação Continuada da Escola de Direito, responsável pelo portfólio de cursos de pós-graduação lato sensu e curta duração. Foram dois anos incríveis, de grande aprendizado sobre gestão educacional, análise de mercado, precificação etc.


Em 2022, dei mais um importante passo na consolidação da minha trajetória acadêmica. Entrei no doutorado da PUCPR, um dos programas mais bem avaliados do Brasil - nota 6 na Capes, a mais alta de cursos de Direito. A jornada é longa, mas tem sido maravilhoso voltar à sala de aula como aluno de professores tão prestigiados.